“A qualidade que manifestamos dentro de nós ressoa dentro do outro”

“Felicidade é superação da obediência aos nossos impulsos”

“Para mudar meu comportamento eu pratico o silêncio, assim eu aprendo a parar diante do que surge”

“A pessoa não segue a relação, ela segue os impulsos”

“Não somos confiáveis”

“Vemos o outro de forma coemergente, com nossas estruturas”

“A derrota maior é ficar preso às circunstâncias”

“Vou construir meu dia com que olho?”

“100% dentro e 100% fora”

“Ao chegar em um lugar perturbador, se mantermos o foco na energia, podemos direcioná-la!”

“Ajudar não significa concordar”

“Não vemos que não vemos”

“É mais fácil entender a vacuidade pela forma”

(Lama Padma Samten – Retiro de Inverno de 2010)

* Essas frases foram ditas pelo Lama e estão anotadas em um caderninho que não deu conta dos dias do retiro… Estão 100% fora do contexto e 100% dentro do contexto 😉

Ao chegar no Caminho do Meio, lugar familiar, a água caía torrencialmente e o frio invadia cada canto do alojamento. O retiro começaria no dia seguinte, somente minha cama tinha cobertas. Os primeiros dias a alma deixava-se vencer, gelada, dura, chovendo. A vontade de desistir e terminar tomava pedaços dos meus pensamentos. A tristeza tomou toda energia e desfaleci em uma manhã, ainda consegui ver que naquele instante não chovia e o sol nascia rosa e azul.
No entanto, respirei e fiquei dia-a-dia, noite-a-noite, chuva-a-chuva. Toda a paisagem me acolheu, me renovou, me deu calor.
Esse é o momento perfeito… Há tantos anos tento praticar o silêncio que o Lama explica de tantas formas bonitas, buscando acessar cada poro dos seres… Tento aprender a treinar a não resposta ao impulso, a treinar liberdade frente ao que surge fora/dentro…
A meditação antes do dia acordar, a sanga acolhedora e carinhosa, o Lama apontando a lucidez e o amor… Senti-me protegida, aquecida. Senti amor pelo mundo, amor por cada ser, amor por mim. O mundo cabia dentro de mim.
Lembrei do céu, esse céu no qual tanto confio… Ele esteve lá, chovendo, clareando, escurecendo… nos esperando.
Sigo praticando e aspiro que todos os seres possam sentir a felicidade verdadeira!
EMAHO!!

